Tutoriais administrativos

1. Utilizando o sistema do Registro.br

  • 1.1 Abrindo uma conta no sistema

    A administração de domínios e titulares é realizada no sistema do Registro.br por meio de um código de usuário e uma senha. Cada pessoa deverá se cadastrar com dados pessoais e reais, apenas UMA vez. Para verificar se já há um usuário cadastrado com seus dados verifique na ferramenta de pesquisa de usuário. Caso já possua um código de usuário e tenha perdido a senha de acesso, clique aqui.

    Para criar um código de usuário, preencha o formulário de solicitação e clique em ENTRAR. Certifique-se de indicar seu endereço de e-mail corretamente, já que a autenticação do seu cadastro dependerá dele.

    Caso não haja erro no preenchimento, enviaremos uma mensagem para o e-mail indicado no formulário. Acesse o link contido nesta mensagem para efetivar o seu cadastro e receber o seu código de usuário.

    O acesso ao link contido no e-mail deverá ser feito num prazo de 24 horas. Caso contrário, o seu pedido de cadastro será inativado e o processo acima precisará ser repetido.

    Observação: A comunicação e cobrança do Registro.br é feita principalmente por meio do e-mail cadastrado em seu usuário. A manutenção de dados atualizados neste cadastro é imprescindível e de sua inteira responsabilidade. Informações sobre como realizar alterações cadastrais estão disponíveis aqui

  • 1.2 Registrando um novo domínio
    • Na tela inicial do site, no campo PESQUISAR DOMÍNIO, verifique se o nome desejado para registro está disponível. Se sim, clique em REGISTRAR.
    • Indique o CPF ou CNPJ que será titular do domínio. Preencha os DADOS PESSOAIS DO ADMINISTRADOR DA CONTA. Informe os dados da PESSOA FÍSICA que será responsável pela administração do domínio.
    • Se o CNPJ/CPF possuir cadastro em nosso sistema, o acesso deve ser feito pelo código do usuário já vinculado.
    • Em DADOS DO TITULAR DA CONTA, informe os dados da pessoa jurídica ou física que será detentora do domínio.
    • Em DNS (OPCIONAL), será possível informar os servidores DNS previamente configurados para o seu domínio. Caso não tenha esta informação, ignore este campo. Nosso sistema, automaticamente, irá utilizar os servidores DNS disponibilizados gratuitamente pelo Registro.br.
    • Leia o CONTRATO e a POLÍTICA DE PRIVACIDADE e, se concordar com os termos expostos, marque a opção LI E ACEITO O CONTRATO, ESTANDO CIENTE DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE.
    • Clique em REGISTRAR. Se o formulário tiver sido preenchido corretamente, encaminharemos uma mensagem para o e-mail cadastrado em seu código de usuário, com informações sobre o pagamento ou sobre possíveis pendências de registro.
    • Todas as pendências deverão ser solucionadas dentro do prazo estipulado no e-mail, caso contrário, seu pedido de registro será cancelado automaticamente. Tickets cancelados não poderão ser reativados, devendo o pedido do registro ser refeito.
    • Assim que todas as pendências forem sanadas, o domínio ficará visível na internet em até 5 minutos, a partir da próxima publicação DNS.
  • 1.3 Alterando dados

    Alterar os dados dos domínios ou titulares*

    Para alterar os dados cadastrais como endereço, telefone, razão social/nome de um CNPJ ou CPF cadastrado, o contato Titular vinculado ao documento deverá seguir as seguintes instruções:

    • Acesse https://registro.br
    • Clique em ACESSAR CONTA;
    • Digite o CÓDIGO DE USUÁRIO e SENHA;
    • Clique em ACESSAR;
    • Clique em TITULARIDADE;
    • Clique sobre o nome do titular cujos dados serão atualizados;
    • Altere os dados desejados e clique em SALVAR.

    (*Instruções válidas para Titularidades não administradas por Provedores de Serviços. Se o Titular é administrado por um Provedor de Serviços, entre em contato a empresa contratada para efetuar as alterações).

    Alterar os dados pessoais dos contatos

    Para alterar os dados cadastrais de um Código de Usuário, como endereço ou senha, a pessoa que possui a senha de acesso deverá seguir os seguintes passos*:

    • Acesse https://registro.br
    • Clique em ACESSAR CONTA;
    • Digite o CÓDIGO DE USUÁRIO e SENHA;
    • Clique em ACESSAR;
    • Clique em MEUS DADOS;
    • Altere os dados desejados e clique em SALVAR.

    Para alterar o e-mail cadastrado, após seguir as instruções acima acesse a mensagem com assunto "Autenticação de Usuário" enviada ao novo e-mail e clique no link para validar a modificação.

    Observação: esse link possui validade de 24 horas.

    O campo NOME do Código de Usuário não pode ser alterado. Se necessário, cadastre um novo Código com o nome correto e altere os contatos do domínio/Titular.

    (*Se o Código de Usuário foi cadastrado por um Provedor de Serviços somente será possível atualizar os dados após cadastrar sua senha).

  • 1.4 Alterando contatos

    Os domínios possuem quatro contatos cadastrados. O contato do titular é responsável pela manutenção dos dados cadastrais do CNPJ/CPF, registros de novos domínios e pela alteração de contatos dos domínios detidos pelo titular.

    O contato administrativo do domínio pode alterar os servidores DNS e modificar os contatos técnico e de cobrança. O contato técnico só pode alterar os servidores DNS. Já o contato de cobrança tem a função de gerar a cobrança e receber as mensagens de renovação de domínios.

    Para alterar o contato titular:

    • Acesse https://registro.br
    • Clique em ACESSAR CONTA
    • Digite o CÓDIGO DE USUÁRIO e SENHA
    • Clique em ACESSAR
    • Clique em TITULARIDADE
    • Clique sobre o nome do titular
    • Em CONTATO DA TITULARIDADE digite o código do novo usuário
    • Clique em SALVAR ALTERAÇÕES

    O contato do titular pode alterar os contatos administrativo, técnico e cobrança do domínio:

    • Acesse https://registro.br
    • Clique em ACESSAR CONTA
    • Digite o CÓDIGO DE USUÁRIO e SENHA
    • Clique em ACESSAR
    • Clique sobre o nome do domínio
    • Em CONTATOS, digite o código do novo usuário
    • Clique em SALVAR ALTERAÇÕES

    Ao efetuar a alteração, um e-mail será enviado ao novo contato contendo um link de confirmação, para aceite ou não desta mudança de código de usuário. Este link terá duração de 24 horas.

    A alteração de contato somente será concluída após a confirmação do novo contato. Caso seja rejeitada ou tenha o link expirado, será necessário realizar nova solicitação de alteração.

    Os contatos técnico e cobrança também podem ser alterados pelo contato administrativo do domínio, seguindo as mesmas instruções acima.

    Se o usuário estiver em seu nome e não recordar a senha, clique aqui para recuperá-la. Caso não tenha contato com os administradores e seja titular do domínio, solicite a transferência do contato do titular.

    Não é possível alterar contatos de um domínio/titular vinculado à administração de um Provedor de Serviços. Somente é possível alterar o contato do titular.

2. Emissão de cobrança

  • 2.1 Emitindo cobrança

    A emissão da cobrança para pagamento da anuidade pode ser realizada por todos os contatos vinculados na administração do domínio.

    Após realizar o acesso ao sistema será exibida uma lista com todos os domínios administrados por seu usuário. Caso tenha muitos domínios, faça uma pesquisa digitando o nome desejado no campo de busca.

    Todos os domínios que estiverem em período de renovação exibirão o botão PAGAR ao lado de seu status. Clique para emitir a cobrança.

    Escolha a forma de pagamento desejado e efetive o pagamento.

    Observação:

    Domínios do mesmo titular dentro do período de renovação poderão ser exibidos para pagamento múltiplo, com uma única cobrança. Para isso, selecione o período de renovação e, se desejar escolha os demais domínios a serem renovados. Em seguida, clique no botão CONTINUAR PAGAMENTO, confirme os dados e clique no botão CONFIRMAR.

    O pagamento de múltiplos domínios deve ser realizado por boleto bancário, e pode ser pago em qualquer banco, até o seu vencimento.

    Em caso de dúvidas quanto aos contatos vinculados no domínio, pesquise pelo nome do domínio em nosso whois.

    Caso você seja um dos contatos, porém não se lembra da senha, siga as instruções descritas aqui.

    Caso você não seja um dos contatos do domínio, as opções disponíveis são:

    • Solicitar que um dos contatos do domínio faça a emissão do boleto bancário.
    • Solicitar que o contato Administrativo ou Titular altere o contato de cobrança para seu usuário, assim terá acesso para realizar o pagamento por meio de Pix, boleto bancário ou cartão de crédito.
      Caso ainda não possua um cadastro de usuário, cadastrar-se em nosso sistema para obter sua IDentificação seguindo o tutorial Abrindo uma conta no sistema.
    • Caso não tenha contato com os administradores e seja titular do domínio, solicite a transferência do contato do titular. Este procedimento irá alterar o contato titular (ID entidade), que terá acesso para emitir a cobrança e alterar on-line os demais contatos do domínio.

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